Um dos mais notáveis economistas do mundo reúne em obra sintética e acessível seus principais argumentos sobre a marcha rumo à igualdade
É fácil ser pessimista em relação à desigualdade. Sabemos que, nas duas últimas gerações, ela tem aumentado drasticamente em diversas partes do mundo. E Thomas Piketty é um dos estudiosos que mais divulgam, tentam compreender e propor soluções para o problema. Neste novo livro, surpreendente e poderoso, ele nos lembra de que uma extensa análise da história oferece razões para sermos otimistas. Afinal, ao longo dos séculos temos caminhado rumo a uma maior igualdade.
Com elegância e concisão, Piketty conduz o leitor pelos grandes movimentos que moldaram o mundo moderno para melhor e pior: o crescimento do capitalismo, as revoluções, o imperialismo, a escravidão, guerras e a construção do Estado de bem-estar social. Narra, em suma, uma história de violência e luta social, pontuada por retrocessos e catástrofes. Sua análise de todos esses eventos exemplifica como as sociedades humanas evoluíram em direção a uma distribuição mais justa de renda e bens, a uma redução das desigualdades raciais e de gênero, e a um maior acesso aos cuidados de saúde, à educação e aos direitos de cidadania. A nossa difícil marcha é política e ideológica, uma luta sem tréguas contra a injustiça.
Mas, para continuar avançando, precisamos aprender e nos comprometer com sistemas institucionais, legais, sociais, fiscais e educacionais capazes de fazer da igualdade uma realidade duradoura. Ao mesmo tempo, resistir à amnésia histórica e às tentações do separatismo cultural e da compartimentalização dos saberes. O que está em jogo é a qualidade de vida de bilhões de pessoas. Sabemos que podemos fazer melhor, conclui Piketty. O passado nos mostra o caminho. O futuro depende de nós.
Avaliações
Não há avaliações ainda.